O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Em 2010, acontece a terceira edição do programa que oferece bolsas para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica.
Objetivos:
Um dos objetivos do Pibid é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
Na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, a formação inicial é um componente de grande importância na profissionalização de professores. No que se refere ao Curso de Pedagogia da UVA, essa profissionalização está voltada para atuação na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em contextos escolares e não-escolares. Nesse sentido, uma das medidas para se atingir os objetivos desta formação é estabelecer ações formativas voltadas para inserção do futuro professor na prática desde o início de seu processo.
O subprojeto do curso de Pedagogia da UVA intitulado AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR E MULTICULTURAL NO CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ, submetido ao Edital Nº 02/2009 - CAPES/DEB, foi aprovado para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID com vinte bolsas. Pensar a alfabetização numa perspectiva interdisciplinar e multicultural significa experienciar situações que envolvam a leitura e a escrita de maneira crítica, tendo os acadêmicos-bolsistas do Curso o papel de oportunizar e concretizar essa proposta.
Objetivo Geral do Subprojeto:
Qualificar a iniciação à docência dos acadêmicos do Curso de Pedagogia da UVA no desenvolvimento de práticas de ensino da leitura e da escrita numa perspectiva interdisciplinar e multicultural em escolas da rede pública de ensino localizadas na Região Norte do Ceará.
Além de qualificar os acadêmicos à docência, o subprojeto/PIBID do Curso de Pedagogia da UVA visa também: possibilitar a participação dos professores das escolas como co-formadores da formação dos acadêmicos bolsistas, desenvolver práticas que permitam a aquisição de competências e habilidades de leitura, de escrita e de oralidade às crianças, e contribuir para melhoria dos índices de escolaridade na aquisição e uso da linguagem.
O plano de trabalho compreende três princípios de Iniciação à docência:
a) Professor-pesquisador enfocando a Pesquisa colaborativa;
b) Trabalho pedagógico enfocando a prática reflexiva e a ressignificação dos saberes docentes;
c) A profissionalização da docência como produtora e transformadora dos saberes escolares.
A fim de apreender as diferentes realidades e necessidades da educação básica das escolas públicas da Região Norte do Estado do Ceará e de contribuir para a elevação dos índices de escolaridade, o projeto será executado em escolas localizadas nos municípios de Meruoca, Massapê e Moraújo.
A duração do subprojeto é de dois anos, tendo seu início em abril do corrente ano e com término previsto para abril de 2012.
Ao final da execução de seu subprojeto/PIBID, o Curso de Pedagogia da UVA pretende atingir: a valorização do magistério por parte dos alunos do curso, a promoção e melhoria da aprendizagem das crianças das escolas participantes, a realização de intercâmbio entre a Universidade e essas escolas, o fomento à pesquisa reflexiva e a produção de trabalhos científicos, dentre outros resultados.